O Espaço Cultural Vovó Conceição nasce presidido pela venerável Ekedy Sinha, filha de Vovó Conceição, grande liderança religiosa, sacerdotisa do Terreiro da Casa Branca.
Atualmente, o Espaço Cultural Vovó Conceição desenvolve diversas atividades em parceira com a Associação Intecab – Instituto Nacional da Cultura da Tradição e Afro-Brasileira, Grupo Hermes de Cultura e Promoção Social e Koinonia Presença Ecumênica e Serviços, tais como curso Costura Aşo Orişa , curso de bainha aberta, curso de bonecas, entre outros.
A perspectiva é a de ampliação das conquistas alcançadas pelo Espaço e, também, das parcerias. A sede deverá ser reformada, cursos de informática, de inglês e iorubá deverão ser oferecidos. O Espaço é um sonho da comunidade e suas ações se tornam possíveis por meio da fé nos Orixás, Inquices, Voduns e Caboclos e devido à luta pela melhoria da qualidade de vida de jovens e mulheres da comunidade.
REFORMA - O Espaço Vovó Conceição está passando por uma ampla reforma na
infraestrutura, instalações elétrica e hidráulica. O objetivo é melhor atender à comunidade, adequando o ambiente às atuais necessidades dos usos. O processo obedece a um criterioso projeto arquitetônico desenvolvido para preservar as características do lugar que compõe a estrutura do Ilê Axé IyÁ Nassô Oká ou Terreiro da Casa Branca, um Patrimônio Histórico e Etnográfico do Brasil, conforme Lei Federal nº 6.292 de 15/12/1975.
O projeto, intitulado de Axó Orixá, conta com apoio institucional e técnico da Secretaria do Trabalho, Emprego,
Renda e Esporte do Estado da Bahia, devido à seleção no edital Edital da SETRE 001/2014.
O projeto de reforma foi apresentado
à comunidade pelo ogã Rafael Oliveira em uma sexta-feira. E, como manda a
tradição, todos estavam de branco para compartilhar das boas novas.